CORRETIVO
 
Você pode utilizar uma base em bastão, que é mais forte que a líquida, para fazer o papel do corretivo. A base stick, por ser mais pesada, pode cobrir olheiras ou manchas da pele. Cuidado para não deixar excessos.
 
 
BASE
 
Uma dica para acertar o tom da base, é pegar uma pequena quantidade do produto, e aplicar sobre a testa. Se houver diferença de cor, entre o produto e sua pele, troque até que faça o teste, e o produto fique invisível.
 
CACHOS
 
A nutrição, é a etapa mais importante para dar formato aos cachos. Realizada com cremes de tratamento ricos em óleos e manteigas, ou através da própria umectação, ela consegue deixar os fios com aspecto sedoso, eliminar o efeito opaco, e ajudar a controlar o frizz.
 
CREME DE PENTEAR
 
É preciso usar a fórmula mais adequada, para que os cabelos não fiquem pesados e sem movimento. Evitar produtos de consistência muito grossa, e que contem com uma fórmula rica em óleos, pois acabar pesando nos fios, prejudicando seu volume, movimento e até definição.
 
DEMAQUILANTE
 
Para remover as maquiagens mais leves (base, blush, corretivo e sombra em pó), loções, espumas e cremes demaquilantes são eficazes. Passe delicadamente com um algodão, sem esfregar.
 
HIDRATAÇÃO
 
Uma boa hidratação, pode ser feita uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de cabelo. Além disso, se necessário, você pode se utilizar de tratamentos estéticos, que promovem a suavidade, hidratação e brilho dos fios, que é realizada em salões. 
 
MÁSCARA DE CÍLIOS
 
Mesmo com todos os cuidados, seus cílios podem ficar empelotados ou agrupadinhos. Então, passe um pente de sobrancelhas, de forma que os fios fiquem bem separados, e com aspecto natural. Se a sua máscara endureceu, você pode contar com a ajuda de umas gotinhas de soro fisiológico para resolver o problema.
 
PROTEJA SEUS FIOS
 
É importante sempre proteger seus cabelos, com um chapéu ao ir à praia, ou em qualquer situação em que sua cabeça ficará exposta ao sol por muito tempo. Além disso, quando o couro cabeludo sofre com a ação do sol, as caspas aparecem, deixando o cabelo com aspecto sujo e oleoso. Para deixá-los ainda mais seguros contra os raios UV, utilize um protetor solar para cabelos.
 
SOMBRAS
 
Você pode aplicar com pincel ou com o dedo. As duas técnicas funcionam, mas depende da intenção final da maquiagem. É importante usar o pincel, quando você quer uma produção mais elaborada, com esfumados e cores diferentes que criam nuances em degradê, e o dedo para aplicações mais rápidas.